Reprodução

É a capacidade de reproduzir novos indivíduos, uma característica fundamental dos seres vivos. O ato de se se reproduzir inicia-se, na maioria dos amimais pelo desejo sexual (para eles a necessidade é a de reprodução). Já no homem, o sexo é uma fonte de prazer e, relaciona-se com a sua vida psíquica e atitude social. Esse duplo aspecto da atividade sexual na espécie humana pode ser responsabilizado pela violenta repressão que o assunto sexualidade mereceu no seguimento dos séculos.

Anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutores
Masculino

O sistema reprodutor masculino é constituído pela estruturas:

  •  Testículos – localizam-se na bola escrotal. São constituídos pelos tubos seminíferos, os quais produzem espermatozóides. Nos testículos existe a célula intersticial de Leydig e fabrica hormônios sexuais masculinos. O principal andrógeno é testosterona.
  •  Epidídimos – É uma estrutura que armazena os espermatozóides produzidos nos testículos durante o ato sexual, estímulos nervosos provocam contração da parede muscular dos epidídimos, fazendo com que os espermatozóides sejam colocados nos canais deferentes.
  •  Canais deferentes – São tubas que vão dos epidídimos ate a próstrata, junto á qual se deslatam e formam duas ampolas.
  •  Vesículas Seminais – localizadas ao lado da próstata que produzem secreções lançadas nas ampolas do canal deferente.
  •  Próstata – Glândulas que produz secreção no duto ejaculador.
  •  Duto Ejaculador – É a continuação do canal deferente. Desemboca na uretra, para onde leva os espermatozóides e as secreções das vesículas seminais e da próstata.
  •  Uretra – Canal que se comunica com o meio externo através do pênis. As glândulas existentes em sua parede produzem secreções que são eliminadas juntamente com o espermatozóide e secreções prostáticas seminais.
  • O ato sexual masculino é dividido em três fases:
  •  Fase Ereção - No interior do pênis há um conjunto de pequenos vasos venosos, os corpos cavernosos capazes de encher-se de sangue. No inicio do ato sexual, estímulos adequados deslatam as artérias do pênis e comprimem as veias. A dilatação das artérias faz com que o sangue flua para os corpos cavernosos que aumentam de volume determinando a ereção do órgão.
  •  Fase Lubrificação – as glândulas da parede uretral fabricam o muco para auxiliar na lubrificação da vagina.
  •  Fase Ejaculação – impulso nervoso provocam contração dos testículos, epidídimos e canais deferentes, expulsando os espermatozóides para a uretra. Aos espermatozóides se acrescentam as secreções das próstatas, vesículas seminais e glândulas da parede uretral, construindo-se assim os materiais ejaculadores, chamados sêmem ou esperma.


Anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutores
Feminino

O sistema reprodutor feminino apresenta-se divididos em duas genitálias: interna e externa. As principais partes da genitália externa, também chamada vulva, são os grandes e pequenos lábios, o clitóris, o meato uretral externo, as glândulas de bartholin e o hímen. Os grandes e pequenos lábios são dobras da pele, o clitóris é uma estrutura homologa ao pênis, o meato uretral é localizado acima do orifício vaginal, corresponde á abertura da parte do sistema urinário, a uretra. As glândulas de bartholin encontram-se na parte inferior da genitália externa, entre os pequenos lábios e a vagina. O hímen, em geral, é rompido na primeira relação sexual.
A genitália interna é formada por:

  •  Ovários – Órgão ovóides, pequenos, localizados na parte dorsal da cavidade abdominal. Suas funções são produzir o óvulo e hormônios.
  •  Trompas de falópio – ligam os ovários ao útero. É nas trompas que ocorrem à fecundação, ou seja, a união do óvulo com espermatozóide, que da inicio á gravidez.
  •  Útero – Órgão muscular oco, muito elástico, onde se dá o desenvolvimento do embrião.
  •  Vagina – È o canal de comunicação com o meio exterior e que acomoda o pênis durante o ato sexual.


Fecundação

É a fusão das células sexuais masculinas e femininas. Ocorre nas trompas de falópio (que ligam o ovário ao útero). Apenas um dos 300milhoes de espermatozóides normalmente ejaculado penetra no ovário. Da união das células sexuais forma-se a célula-ovo o zigoto, que logo começa a se dividir formando o embrião. Este á medida que cresce vai descendo pelas trompas ate que por volta do nono dia implanta-se no endométrio uterino.